Estive lendo sobre o assunto (ensinar ou praticar inglês com música) e descobri que há muitas vantagens. Entre elas:
- O aluno consegue aprender melhor a pronúncia. Como já sabemos mesmo os alunos que não sabem inglês conseguem imitar muito bem os sons que ouvem seus ídolos cantarem. Também já notei que alunos que gostam de música e ouvem bastante músicas em inglês têm um desenvolvimento em classe muito superior aos que não gostam de música, não ouvem ou não prestam atenção à letra.
- A música desinibe, até o aluno mais quieto vai participar e conseguir um desempenho melhor.
- Li que quando usamos música usamos os dois hemisférios do cérebro, então guardamos muito mais na memória do que falando, ouvindo ou lendo.
- O ritmo da música também cria uma atmosfera melhor, anima os alunos e quando o emocional entra em cena o aprendizado é muito melhor.
Há muitos outros motivos para tentar, mas creio que só esses já bastarão para convencer até o mais tradicional dos professores a usar música em sala, mesmo que só de vez em quando.
O que acho importante é levar sempre uma música com um objetivo e com algumas atividades relacionadas. Com música podemos ensinar ou favorecer a prática de vocabulário e tópicos gramaticais. A lista é extensa mas procuro colegas que estejam dispostos a participar de meu novo projeto: preparar trabalhos com música para todos os tópicos gramaticais e muito vocabulário.
Para trocarmos ideias, foi criado o Grupo Google "Songs4Class". A troca de ideias e trabalhos no grupo é feita por email (endereçado ao grupo e todos os membros recebem todos os emails enviados ao grupo). Os trabalhos são no formato word, odt, pdf, imagem... Para enviá-los ao grupo basta anexar ao email.
Quem nunca participou de um "Grupo Google" não sabe o que está perdendo. Já administro outros grupos de professores e alunos (inglês, português e espanhol). Para participar, visite o link abaixo e solicite sua inscrição.
Seu blog é show! Parabéns pela iniciativa e, com certeza, vou compartilhar com a minha equipe inteira! ;)
ResponderExcluir