terça-feira, 21 de abril de 2009

Just my luck - McFly


Passo sempre essa música para as turmas de "adult beginners" porque a expressão "just my luck" é ensinada nessa lição e nem sempre os alunos entendem direito quando ela é usada. Depois de ver o vídeo eles entendem perfeitamente, mesmo porque fica óbvio a que se refere a expressão. Também gosto de trabalhar com essa canção porque a letra é bem fácil e usa bem o verbo "to be", que é o primeiro que eles aprendem quando começam o curso.

Além disso o ritmo é bem alegre, parecido com a música do filme Shrek e depois que o grupo McFly veio ao Brasil os mais jovens gostam bastante e conseguem entender e cantar acompanhando.

Como atividade eu preparei um gap-filling que está na segunda página, que é a que entrego primeiro aos alunos. Depois disso há também alguns exercícios para praticar o verbo "to be" e os possessivos, que é o que aprenderam até aqui.

Como o arquivo está em word você pode modificar e acrescentar exercícios extras, se por acaso resolver ensinar essa música a uma turma mais adiantada e com mais vocabulário. Há alguns verbos no presente, por exemplo, que podem ser trabalhados com eles, possessivos, achar as classes gramaticais.

Atividades com a worksheet já pronta:

  1. Passe o vídeo para eles, pelo menos 2 vezes. Antes da primeira vez comente que o grupo é britânico e veio ao Brasil fazendo muito sucesso entre a garotada. Diga que a música contém uma expressão muito usada em inglês e que prestando atenção ao vídeo entenderão. Diga também que essa canção foi tema de um filme e pergunte se se lembram da música.
  2. Depois de passar pela segunda vez, pergunte o que achou e o que acham que é "just my luck". Passe então a segunda folha da ws, que contém de um lado o gap-filling com a letra da música e do outro as "missing words" em ordem alfabética.
  3. Toque então o mp3 ou mesmo o vídeo e peça a eles que vão preenchendo as palavras que faltam. Toque até que eles tenham conseguido preencher, vá checando e parando para eles terem tempo de escrever.
  4. Depois de terminado, cheque com eles e peça que escrevam ao lado as palavras de acordo com o número delas, fazendo então uma lista.
  5. A seguir, peça a eles que façam os exercícios de gramática (verb to be & possessivos). Dê a eles uns 15 minutos e corrija.
Atividades sugeridas:

  1. Você pode dizer a eles, depois de entregar a primeira página com a letra completa, que além do verbo "to be", há outros verbos no presente (caso já tenha ensinado). Peça que grifem os verbos.
  2. Depois de grifar os verbos você pode fazer perguntas com os verbos para que respondam oralmente.
  3. Outra possibilidade é preparar uma folha à parte com algumas perguntas de compreensão de texto. Pode perguntar o que veem na letra que tenha relação com o que viram no vídeo.
  4. Com a folha, você pode pedir que leiam a letra da música, corrigindo a pronúncia. Divida as estrofes para cada aluno, de forma que cada um leia algumas delas.
  5. Toque a música novamente para que acompanhem cantando quantas vezes forem suficientes.
Tem mais alguma sugestão? Envie um email ou comente aqui que eu incluirei sua sugestão.

O vídeo está em flash, para gravar em dvd antes será necessário converter para MPEG ou AVI, conforme o aparelho em que for passar.


A apostila (worksheet) está em doc, são duas páginas que você pode configurar à vontade, aumentar ou retirar algum exercício que não queira fazer com eles.



Agora assista o vídeo:




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