Vou postar aqui para todos aqueles que já fazem parte do grupo mas ainda têm algumas dúvidas e também para os leitores que por acaso queiram increver-se.
Para que serve o grupo?
O grupo existe para que os professores de inglês possam trocar trabalhos preparados por eles para usar com seus alunos e também para trocarem ideias que podem ser usadas para se conseguir o máximo resultado usando músicas para ensinar ou praticar inglês.
Você faz um trabalho e compartilha (envia) para os outros professores do grupo. Cada professor faz o mesmo, e em breve todos terão muitos trabalhos. Isso não significa que você deverá parar de criar seus trabalhos só porque agora tem vários, ao contrário: além de usar os que recebe do grupo terá muitas ideias inspirando-se nos trabalhos que recebeu e também nas discussões do grupo.
Dessa forma evitamos criar várias apostilas parecidas com músicas diferentes, o que “cansa” os alunos. Todo mundo gosta de novidades e se até você já está cansado de preparar sempre o mesmo tipo de exercícios para seus alunos, no grupo – além das apostilias – você encontrará também pessoas com ideias diferentes que enriquecerão suas apostilas futuras. Aprenderá também novas técnicas para criar suas apostilas e elas ficarão ainda mais atraentes, seus alunos terão vontade de fazer também a “parte chata” além de ouvir a música ou ver o clip.
Trabalhos com objetivos claros
“Dá uma música” é uma frase que muitos professores já estão cansados de ouvir de seus alunos, porque para eles a música significa apenas diversão, mas como professores sabemos que temos um cronograma apertado, muita matéria para passar ou rever e não podemos nos dar ao luxo de uma aula improdutiva apenas divertindo os alunos.
Fazendo parte do grupo você aprenderá também como preparar trabalhos que unirão o útil ao agradável, porque enquanto aprendem a música seus alunos também aprenderão ou praticarão gramática, vocabulário, pronúncia, interpretação de texto, e ainda sairão da sala com a impressão de que não “estudaram”, se perguntarem o que fizeram dirão que ficaram “ouvindo música”.
Como faço para participar?
Para participar você deve visitar a página do grupo (o link está no final desse artigo) e lá encontrará o link “inscrever-me neste grupo”. Clique no link e forneça todas as informações pedidas. Há uma “pergunta” para você responder: porque quer particpar do grupo e como soube de sua existência. Não deixe de responder ou sua inscrição será negada. Não precisa escrever uma “carta”: uma linha será suficiente para informar como soube do grupo e porque quer participar.
Escolha um “nick” ou “apelido”
Após preencher seu pedido de inscrição há um link pedindo que você escolha um apelido para ser visualizado pelos membros do grupo. Se você deixar em branco todos do grupo visualizarão o seu email, que para proteger sua privacidade não deve ser divulgado em público. Se você divulga seu email não poderá se queixar se começar a receber correntes e emails de vendas (muitos contendo vírus), portanto você só deve divulgá-lo para pessoas que você realmente conhece.
Para evitar que seu email seja divulgado o Google sugere que você crie um apelido, mas cuidado ao escolhê-lo. Lembre-se que esse apelido será a forma como você será conhecido a partir de sua inscrição por todos os membros do grupo. Ele pode ser “engraçadinho” mas tome o cuidado para não cair no ridículo. Como somos profissionais e participamos do grupo com objetivos profissionais, o ideal é que você use seu primeiro nome (com ou sem sobrenome) ou algo que lembre nossa profissão. Teacher F… (seu primeiro nome) é bem adequado, mas se já houver outro membro com o mesmo apelido coloque a primeira letra do seu sobrenome (caso não queira divulgá-lo até conhecer os membros do grupo).
“Entrega” de email
Você terá que definir como prefere receber os emails do grupo e no próprio formulário você já terá uma base de quantos emails diários receberá dependendo de sua escolha. Esse número é fornecido pelo Google Groups dependendo do volume médio de mensagens enviado pelos membros, portanto pode variar.
Só escolha “digest” ou “abridged” se você tem experiência com esse tipo de grupos e lida bem com todas as ferramentas de sua caixa de email. Isso porque esses dois tipos enviam apenas um “resumo” das postagens que não contém os anexos (as contribuições) e você não conseguirá baixar direto de sua caixa de email, não conseguirá nem visualizá-los. Terá que acessar o grupo (que você só consegue usando email do Gmail, se usar outro como o Hotmail ou Yahoo terá que criar uma conta no Google Groups primeiro).
Na hora de sua inscrição – principalmente se é a primeira vez que participa de um grupo) aconselho sempre que escolha “Emails”, assim receberá todas as mensagens com as contribuições anexadas e poderá fazer o download como faz quando recebe um documento por email. Receberá também todas as mensagens da moderação, ficando em dia com as regras do grupo e também as mudanças que podem ocorrer.
Só coloquei essas três opções de entrega de email porque a quarta opção “No emails” (não enviar emails) só é permitida em casos especiais e para administradores. Se você está entrando em um grupo e não quer receber as mensagens, como irá participar? Membros que marcam essa opção serão banidos do grupo assim que for feita a primeira triagem.
Crie um perfil
Como nossos objetivos são profissionais, é interessante a criação desse “perfil”, mas você pode deixar para criá-lo a qualquer momento. Um perfil funciona como um portifólio online, um CV digital. Nele você pode informar seu blog, site, outras comunidades ou grupos dos quais participa, Twitter, Facebook, etc. Por esse perfil você poderá ser encontrado na Internet por seus alunos, por exemplo. Ou até futuros alunos e possíveis empregadores. Se levamos as coisas com seriedade e profissionalismo tudo o que fazemos só irá acrescentar e à medida que criamos mais e mais coisas, mais “pontos” ganharemos.
Como contribuir
Assim que sua adesão for aprovada (tenha calma, isso pode demorar um ou dois dias, dependendo do período de seu pedido) você começará a receber as mensagens do grupo na sua caixa de entrada.
Observe como os outros membros fazem, consulte esse blog com as regras e dicas e quando acabar seu “período de graça” (ninguém precisa enviar nada no mês em que se registra, as contribuições passam a ser obrigatórias somente no mês seguinte à sua inscrição) você poderá então enviar a apostila que preparou para seus alunos ou alguma que (mesmo que não seja feita por você) esteja dentro do tema do grupo. No nosso caso, apostilas que ensinam ou favorecem a prática do inglês com músicas.
Muita atenção ao enviar trabalhos de terceiros. Se a contribuição não foi feita por você, você deve sempre citar a fonte. Não reenvie trabalhos que recebeu do grupo. Não envie cópias xerocadas ou escaneadas de livros.
Tipo de contribuições
As contribuições são para colegas, então mesmo que você não seja um expert no Word, deverá enviar formatado e não colado no corpo do email. Podem ser enviadas nos formatos doc (Word 97/2003), docx (Word 2007/2010), odt (Open Office), ou qualquer formato de texto. Também podem ser enviados pdf, PowerPoint ou qualquer fomato de imagem.
Cada um irá enviar sua contribuição no formato que usa em seu computador. Como temos mais de 200 membros enviando cada mês pelo menos uma contribuição você terá várias opções. Caso seu computador não esteja atualizado para abrir determinados formatos você tem duas opções: procurar o turorial aqui no blog para adequar seu computador para abrir todas ou abrir apenas aquelas que consegue. Não peça aos membros para enviarem em outro formato, devemos agradecer a quem nos ajuda e não pedir mais ou solicitar outra coisa.
Tenho que incluir as respostas?
Como somos todos atarefados e a apostila será usada por outras pessoas, é desejável que as respostas (keys) sejam incluídas no mesmo documento (pode ser na última página) mas elas não são obrigatórias. Como alguns professores só usam apostilas de terceiros com respostas, ao enviar preencha no campo “assunto” de seu email:
MÊS/ANO/SEU NOME – NOME DE SEU ARQUIVO (com / sem respostas)
Dessa forma quem for usar já saberá se tem ou não respostas antes de abrir seu email.
Para onde enviar?
No final de todas as mensagens que recebe do grupo você receberá também todos os links de que precisa:
- página do grupo
- email do grupo
- blog de apoio
- email do moderador
- email e link para sair do grupo
Para enviar sua contribuição você deverá clicar em “escrever email” ou “novo” dependendo do serviço de email que usa (Gmail, Yahoo, Terra, Bol, etc.). No campo “para” coloque o email do grupo. No campo “assunto” preencha como expliquei lá em cima (está em negrito). No corpo do email adicione informações que julgar necessárias: como usou, com que série, sugestões, etc.
Então clique em “anexar documento” e uma janelinha irá se abrir. Use-a para procurar o documento que quer enviar, clique nele e na parte de baixo da “janelinha” clique em “abrir”. Espere carregar e depois clique no email em “enviar”.
Se o seu anexo tiver 3,5MB ou mais será rejeitado porque não podemos enviar mensagens acima desse tamanho para um Grupo Google. Consulte o blog e encontrará tutoriais sobre como comprimir sua apostila para poder enviar, ou consulte o moderador sobre como fazer upload direto para a pasta do grupo no 4shared.
Vamos começar então!
Se você já entendeu e quer participar, clique no link abaixo e seja bem-vindo.